O que é

O Projeto de Extensão é coordenado pela professora Lilian Muneiro, do Departamento de Comunicação Social (Decom), e conta com a participação de nove alunos do curso, das habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de estudo das imagens que serão trabalhadas no curso destinado aos professores, cuja primeira fase está prevista para acontecer em 2012.


O curso tem duração de 40h e será destinado, inicialmente, a professores de História e Geografia da rede municipal, através de acordo científico firmado com a Secretadia de Educação da cidade do Natal. A proposta é expor análises de textos imagéticos e apresentar a leitura de imagens como possível atividade complementar em sala de aula. Durante o curso, serão trabalhados filmes, publicidades, pinturas, comerciais, videoclipes e demais possibilidades de análise que caibam a proposta do projeto.  As imagens foram selecionadas a partir da contextualização no cotidiano do público alvo para realização de uma prática de leitura de imagens atrativa. Ao fim do encontro, os participantes receberão um CD com o conteúdo do que foi trabalhado no curso e outros materiais de apoio para os que desejarem se aprofundar no tema.
  
Imagens
As imagens que apresentamos foram selecionadas durante os encontros do grupo para debater o projeto. Foram contempladas personagens como os cartuns da Mafalda e do Zé Carioca, conhecidas do imaginário infantil, mas que carregam grande crítica aos valores sociais.


Outra imagem a ser analisada é foto de Lampião. Como uma das figuras mais conhecidas da cultura popular brasileira, o cangaceiro serve como objeto de análise desde seus costumes, até as suas vestes. Várias fases se seguiram do período em que ele era temido no sertão do nordeste até quando ele foi romantizado, na década de 50, nas telas do cinema Vera Cruz. Uma análise deste período nos fará entender como ocorreu um dos fenômenos de insurgência social de maior apelo popular, e a realidade socioeconômica do país em sua época. A aluna Larissa Moura, graduanda em Comunicação Social - Jornalismo, reúne informações e debate sobre a significação social desse personagem da história do Brasil no contexto imagético.


O conceito da representação da mulher moderna através da figura da atriz Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's, 1961) também será trabalhado através da análise da aluna Andressa Vieira, trambém graduanda em Comunicação Social - Jornalismo. A personagem de Audrey é um marco para os novos conceitos de moda, costumes e papel social da mulher na sociedade.