terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Clipes musicais com referências históricas e artísticas

A Logre Production tem adotado a ideia de produzir vídeos que reúnem referências histórica e artísticas com uma pitada de humor. O clipe da música "70 Million", da banda "Hold your horses" é uma das produções recheadas de referências e intertextualidades. O clipe é formado por várias representações de obras de artes famosas, como "A última ceia", de Da Vinci, "O Nascimento de Vênus", de Botticelli, "O Grito", de Edvard Munch, e ainda a contemporânea versão em pop art da atriz Marilyn Monroe, de Andy Warhol.
Confira abaixo o vídeo:


A mesma produtora fez uma versão da música da cantora Madonna, "Material Girl", cantada por Eliza Doolittle. Dessa vez, o clipe faz referência a várias figuras femininas históricas ou mitológicas. Entre elas: Eva, Cleópatra, Sheherazade, Joana D'Arc, Julieta, Frida Kahlo e a própria cantora Madonna. Confira o vídeo abaixo:


Esses vídeos trazem uma nova tendência das produções audiovisuais pós-modernas: a intertextualidade. É exigido mais de quem assiste. Cada vez mais o espectador deixa a passividade para ocupar um espaço de interdenpendência com relação ao produto assistido: o clipe (nesse caso) só será compreendido se o repertório do espectador favorecer esse entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário