sexta-feira, 27 de abril de 2012

Persona 50 por cento



“Na sociedade de consumidores, ninguém pode se tornar sujeito sem primeiro virar mercadoria”. Pensando nessa impactante frase do sociólogo polonês Zygmunt Bauman e fazendo uma reflexão a cerca das relações sociais na contemporaneidade é que nós, cinco alunas do curso de Publicidade, conceituamos e produzimos o vídeo “Persona 50 por cento”. A escolha do título se deu por ser “persona” um termo do Teatro, referente à máscara, além de ser empregado na Psicologia no que diz respeito as personalidades. De fato, vivemos num mundo de máscaras. “50 por cento”, por sua vez, devido a impressão de vivermos numa espécie de incompletude, de falta, de vazio. 

Então, nosso principal intuito foi o de, com os recursos audiovisuais que tínhamos a nossa disposição, transmitir a angústia e a monotonia da vida na sociedade dos consumidores em que vivemos. As imagens em preto-e-branco, as longas tomadas, o – no início – contínuo barulho de relógio e a escolha de uma música instrumental que vai, com o decorrer do curta-metragem, aumentando seu ritmo, dão àqueles que assistem ao vídeo uma verdadeira sensação de incômodo e ansiedade, que nada mais são que reflexos da acelerada vida atual. Nela, o cotidiano passa a ser uma mera repetição de movimentos automatizados, tais quais escovar os dentes, comer e trabalhar (para ganhar dinheiro e encher a casa de móveis e apetrechos que muitas vezes nem chegamos a usufruir). No fim das contas, somos mesmo mercadorias.

Texto por: Raquel Assunção
Vídeo produzido por Állika Lira, Lia Almeida, Raquel Assunção, Raquel Pires e Vitória Real para a disciplina "Publicidade e Cidadania" da turma de 2011.1 do curso de Comunicação Social - Publicidade & Propaganda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário